terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Discurso do PARANINFO

BOM DIA A TODOS : ALUNOS, PAIS,PARENTES ,AMIGOS ,PROFESSORES, DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA E DEMAIS PRESENTES
HOJE É UM DIA ESPECIAL E ÚNICO NA VIDA DE VOCÊS FORMANDOS. HOJE É A FORMATURA DOS NONOS ANOS DE 2010 DA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS ROSAS. HOJE É ESPECIAL POR CONSAGRAR O TRABALHO DE UM ANO DE ALUNOS, PROFESSORES E DIREÇÃO DA ESCOLA. HOJE É UM DIA ÚNICO PARA TODOS OS FORMANDOS POR QUE FORMAR-SE NO NONO ANO SÓ ACONTECE UMA VEZ. ASSIM COMO NINGUEM NASCE DUAS VEZES, NINGUÉM SE FORMA DUAS VEZES NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ESSA NÃO É, QUEIRA DEUS, A ÚLTIMA FORMATURA QUE VOCÊS COMO ALUNOS PROTAGONIZAM, OUTRAS MAIS IMPORTANTES VIRÃO. MAS É A ÚNICA VEZ QUE VOCÊS SE FORMAM NO ENSINO FUNDAMENTAL. ESSA FORMATURA É A COROAÇÃO DE UM PROCESSO QUE SE INICIOU QUANDO VOCES PISARAM PELA PRIMEIRA VEZ EM UMA ESCOLA COMO ALUNOS. INDEPENDENTE DE ONDE ESSA TRAJETÓRIA TENHA COMEÇADO ELA FOI CONSUMADA NA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS ROSAS. E ESSA ESCOLA PASSA A ESTAR INDELEVELMENTE GRAVADA NA HISTÓRIA DA VIDA DE TODOS VOCÊS.
FOI FÁCIL? FOI DIFÍCIL?. ISSO É RELATIVO. MAS EU DIGO, EMBASADO EM MINHA EXPERIÊNCIA PASSADA COMO ALUNO E EM MINHA EXPERIÊNCIA ATUAL COMO DOCENTE, QUE SER APROVADO, EM QUAISQUER DAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, É FÁCIL. AÍ MUITOS ALUNOS DIRÃO: FÁCIL NADA, É DIFÍCIL. E EU TREPLICO: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O TRAJETO ATÉ ESSA FORMATURA FORAM CRIADAS POR VOCÊS MESMOS.
QUE VOCÊS FORMANDOS NÃO TRAGAM MAIS PARA SI ESSAS MESMAS DIFICULDADES QUE VOCÊS RECORRENTEMENTE CRIAM, E QUE SÃO DECORRENTES DO DESINTERESSE CONSIGO MESMO E SÃO JUSTIFICADAS A PARTIR DE INVERSÃO DAS CIRCUNSTÂNCIAS.
POR EXEMPLO: É COMUM ALUNOS QUEIXAREM QUE NÃO FORAM APROVADOS OU FICARAM EM RECUPERAÇÃO POR CAUSA DE UM OU DOIS PONTOS, QUANDO EM VERDADE FOI POR TEREM PERDIDO 41 OU 42 PONTOS DURANTE O ANO. VOCÊS ALUNOS MUITAS VEZES VÊEM O PROFESSOR COMO OBSTÁCULO PARA A APROVAÇÃO QUANDO EM VERDADE NÓS PROFESSORES SOMOS OS FACILITADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA CONSEQUENTE APROVAÇÃO. VOCES TRANSFORMAM EM ABISMO O QUE EM VERDADE É UMA PONTE. NÓS PROFESSORES SOMOS A PONTE PARA O SEU SUCESSO E NÃO UM ABISMO INTRANSPONÍVEL. MUDE A SUA MANEIRA DE AGIR E PENSAR E VOCÊ VERÁ COMO PODE SER FÁCIL E AGRADAVEL ESTUDAR E TER ÊXITO.
A SUBIDA COTIDIANA QUE VOCES FIZERAM ESTE ANO PELA RUA BUGARIM PARA CHEGAR À ESCOLA SERVE COMO METÁFORA PARA A PRÓPRIA ASCENSÃO NA VIDA. PARA SER MAIS VOCÊS PRECISAM SUBIR CADA VEZ MAIS ALTO. E É A ESCOLA QUE LHES DÁ A CONDIÇÃO DE ESTAR NO ALTO, ACIMA DE TUDO. NOSSA ESCOLA DO JARDIM DAS ROSAS DOMINA A PAISAGEM DO BAIRRO, QUEM QUISER OLHAR PARA A ESCOLA TEM QUE OLHAR PARA CIMA, PARA O ALTO. ESTAR NO ALTO É PARA OS VENCEDORES E VENCE A SUBIDA AO TOPO AQUELE QUE PERSEVERA E NÃO ESMORECE. PERMITA-ME AQUI USAR DE UMA GÍRIA COMUM: SÓ FRACASSA QUEM DÁ MOLE. NUNCA PERCAM O FOCO NO OBJETIVO QUE É VENCER,VENCER,VENCER E QUE PARA SE TER SUCESSO É PRECISO LUTAR,LUTAR,LUTAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger