sábado, 25 de setembro de 2010

Bairro Jardim das Rosas Ibirité Minas Gerais Brasil

Vista do Bairro Jardim das Rosas

Fotos da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Você encontrará mais fotos da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas no orkut: www.escolabjr@gmail.com

FOTO HISTÓRICA!


Observem bem essa foto. Foi tirada em setembro de 2010. Ela se tornará histórica porque daqui a 10, 15, 25 anos... poderá ser tirada outra foto, no mesmo lugar e se perceberá a diferença! Observaremos o que nos mostrará as fotos nessas datas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comunicado aos Pais sobre o final do ano.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 
Assunto: FINAL DO ANO LETIVO

         O último bimestre do ano começa no dia 01 de outubro e termina no dia 17 de dezembro, são exatamente 48 dias letivos. É o bimestre decisivo para a aprovação de seu (sua) filho (a).
         A Escola está preocupada, pois chegamos até aqui sem resolver bem dois problemas importantes: A infrequência e a não realização das atividades pelos alunos, motivo de tantas notas vermelhas no boletim escolar. Agora, muitos alunos estão sujeitos a repetirem o ano em curso, alguns, de repetirem mais uma vez. Não é o que a escola espera e acha que a família também não.
Sobre a infrequência, o índice de faltas da escola é muito alto, principalmente as segundas e sextas-feiras. Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos colegas que estiverem presentes. O processo de aquisição do conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica e muito a aprendizagem do aluno.
Também há casos de alunos que não copiam a matéria e não fazem os exercícios propostos. Outro problema sério, como aprenderá se não fizer as atividades?
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família quando o aluno falta à aula: Ele (ela) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de sua falta e recebeu dele (a) a atividade perdida? Estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? 
Para garantir que o processo de aquisição do conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
Ø     Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às sete horas em ponto para a primeira aula;
Ø     Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver;
Ø     Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa;
Qualquer dúvida que tiver, entre em contato imediatamente com a orientação educacional pelo telefone: 3533-6368. Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Ibirité, 22 de setembro de 2010.

A Direção, Docentes e Equipe Pedagógica.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal Jardim das Rosas




Diretor(a): Marcos José de Oliveira Pinto

Endereço: Rua Bulgarim, 380 – Jd. das Rosas - Ibirité MG -32400.000

Contato
3533-6368

Proposta Pedagógica do Uso de Cadernos Separados

A Proposta Pedagógica apresentada pelo Serviço de Orientação Educacional de se usar 06 cadernos separados para o Ensino Fundamental e proibição do uso de Cadernos de dez matérias ou fichário gerou muita polêmica na comunidade escolar.

A proposta se justifica porque tem o objetivo de garantir a aprendizagem do aluno. O Serviço de Orientação Educacional tem notado em sua atuação que ao usar cadernos separados o aluno se sente na obrigação de escrever, facilita a atuação da família sobre ele e organiza o estudo do próprio aluno. Esses fatores somados tem apresentado resultado. As notas no boletim melhoram sensivelmente.

Existe a consciência de que só os cadernos não resolvem o problema. Precisa de um monitoramento, acompanhamento e supervisão constante. Ciente também que há alunos que usam cadernos de dez matérias e fichário e obtém excelentes notas.

O objetivo a alcançar não é alunos em particular e sim uma Comunidade Escolar inteira. A Escola como um todo não tem tido bons rendimentos nas avaliações externas. Para melhorar esses índices não bastam ações isoladas de um ou de outro personagem bem intencionado, é preciso agir em nível de sistema. No geral. Estipulando desde o início do ano essa proposta pedagógica e mantendo firme na decisão, aos poucos alcançaremos o objetivo.

É certo, o aluno atual não estuda e não sabe estudar. Ele simplesmente vai à escola. A escola por sua vez, deduz que ele saiba como funciona uma escola e o trata assim. Ledo engano, é preciso dizer, passo a passo, como funciona uma escola e isso demora quatro anos (todo o segundo ciclo do Ensino Fundamental)

Na lista de material escolar a ser entregue no final de 2010 e início de 2011 apresentará o que se segue:

01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Língua Portuguesa;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Matemática;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para História;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Geografia;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Ciências;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para
Inglês/Ensino Religioso/Educação Física.

Serão usados nos dois primeiros bimestres, que vai de fevereiro a julho de 2011.

A Proposta Pedagógica não acomoda os cadernos de dez matérias e o fichário. Explicamos que não estamos invadindo a privacidade das famílias. Esse assunto foi abordado em reunião do Colegiado Escolar e durante o ano de 2010 amplamente divulgado e implantado aos poucos pela Orientação Educacional. Como Profissionais da Educação temos conhecimento técnico para introduzir mudança de hábito no processo educacional. A experiência está sendo feita no ano de 2010 e o resultado é satisfatório.

A Orientação Educacional está disponível para quaisquer esclarecimentos no horário de 6 às 11h30min de segunda a sexta-feira.

Breno José de Araújo
Pedagogo com especialização em Orientação Educacional, 15 anos de trabalho em escola pública e professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com experiência em aulas de reforço escolar para alunos com dificuldade de aprendizagem.

Termo de Compromisso Escolar

ESCOLA MUNICIPAL DO B AIRRO JARDIM DAS ROSAS
RUA BUGARIM, 380 JARDIM DAS ROSAS 3533-6368
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS


TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR


Eu____________________________________________________________________

Aluno (a) da turma __________ turno:_____________________

Assumo o compromisso nessa presente data de cumprir com as regras definidas no Regimento Interno da Escola, apresentando respeito para com professores, colegas e demais funcionários da escola. Em relação aos estudos, apresentarei sempre que me pedirem meus cadernos organizados e com a matéria e exercícios feitos e completos; tendo o compromisso de mantê-los em dia, ou seja, completos. Realizarei com interesse e boa vontade as tarefas que forem solicitadas pelos professores; entregarei os trabalhos no tempo delimitado. Estou ciente que para o meu aproveitamento em aprendizagem eu preciso ficar atento às explicações dos professores, esclarecer minha dúvida referente à matéria estudada, acompanhar a linha de raciocínio do professor quando este estiver falando e ajudarei a minha turma com observações pertinentes à aula, ou seja devo estar envolvido e me esforçar para compreender o conteúdo e não somente estar presente em sala de aula sem fazer nada. Para não deixar dúvidas do comportamento que a escola espera de mim, comprometo-me a obedecer as orientações contidas no texto em anexo (Manual de Estudo, Escola: aventura do conhecimento!). Minha família me ajudará a cumprir esse TERMO DE COMPROMISSO ESCOLAR que agora assino.

Ibirité,_____de __________________ de __________ .


Assinatura do aluno:______________________________________________________

Assinatura do responsável pelo aluno:________________________________________

Assinatura do Orientador Educacional:_______________________________________

Assinatura da Direção da Escola:____________________________________________

Infrequencia

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL - Assunto : Infrequência escolar

ALUNO (a)___________________________________________________turma____

De acordo com os nossos registros, até o presente momento, na disciplina de MATEMÁTICA, professor(a)___________________________que tem (05) CINCO aulas por semana, foram contabilizadas um total de _________ faltas alternadas.

Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos alunos que estão presentes.
O processo de aquisição de conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica o aluno.
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família: O (a) aluno (a) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de suas faltas e recebeu dele (a) as atividades perdidas no período? O (a) aluno (a) estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? O (a) aluno (a) parou de faltar às aulas? É assíduo (a)?
Para garantir que o processo de aquisição de conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
 Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às sete horas em ponto para a primeira aula;
 Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver;
 Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa;
 Qualquer dúvida que tiver, entrar em contato imediatamente com a orientação educacional pelo telefone 3533-6368.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Ibirité, _____ de setembro de 2010.





FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA INFREQUENCIA:

X___________________________________________________________________


Recibo de Comunicado de Infrequência alternada com justificativa (Matemática)

O Aluno

________________________________________________________turma___


Recebeu nessa data _____/_______/2010, o comunicado de infrequência escolar.

Infrequencia

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL - Assunto : Infrequência escolar

ALUNO (a)___________________________________________________turma____

De acordo com os nossos registros, até o presente momento, na disciplina de Língua Portuguesa, professor (a)___________________________que tem (06) seis aulas por semana, foram contabilizadas um total de _________ faltas alternadas.

Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos alunos que estão presentes.
O processo de aquisição de conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica o aluno.
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família: O (a) aluno (a) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de suas faltas e recebeu dele (a) as atividades perdidas no período? O (a) aluno (a) estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? O (a) aluno (a) parou de faltar às aulas? É assíduo (a)?
Para garantir que o processo de aquisição de conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
 Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às sete horas em ponto para a primeira aula;
 Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver;
 Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa;
 Qualquer dúvida que tiver, entrar em contato imediatamente com a orientação educacional pelo telefone 3533-6368.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Ibirité, _____ de setembro de 2010.





FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA INFREQUENCIA:

X___________________________________________________________________


Recibo de Comunicado de Infrequência alternada com justificativa (Língua Portuguesa)

O Aluno

________________________________________________________turma___


Recebeu nessa data _____/_______/2010, o comunicado de infrequência escolar.

Auto Avaliação do Aluno

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS – ENSINO FUNDAMENTAL
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL
Aluno (a) ___________________________________________________ Turma:
ASPECTOS AVALIADOS RESPOSTAS
1. CONVIVÊNCIA SOCIAL SIM NÃO
a) Estou sempre uniformizado (a)?
b) Sei ouvir o professor e não o interrompo quando este está falando?
c) Sei a hora certa de fazer perguntas e a hora certa de me manter em silêncio?
d) Participo e interesso-me das atividades planejadas para a aula?
e) Respeito o meu colega que está trabalhando sem o perturbar?
f) Uso o horário do recreio para brincadeiras saudáveis?
g) Contribuo para uma boa organização da sala de aula, tendo zelo com o material individual e coletivo?
2. PONTUALIDADE E CAPRICHO SIM NÃO
a) Sou assíduo às aulas e justifico as faltas que tenho?
b) Quando retorno às aulas após a falta, procuro colocar a matéria que perdi em dia e converso com o professor para receber dele as atividades impressas?
c) Mantenho meu caderno em dia, ou seja, completo?
d) Procuro escrever de forma legível?
e) Chego à escola às 7 horas em ponto, sem atraso e encaminho-me imediatamente à sala de aula?
f) Encaminho-me imediatamente à minha sala após o recreio?
g) Espero o próximo professor, dentro da sala, nos intervalos das aulas?
h) Entrego os trabalhos, de forma correta, na data marcada?
3. RESPONSABILIDADE: SIM NÃO
a) Faço todas as atividades propostas pelo professor na sala de aula?
b) Estou sempre com o material necessário a cada aula?
c) Faço os Deveres de Casa?
d) Estudo para as provas com antecedência?
e) Cuido do meu material escolar, mantendo-o sempre à vista para se evitar perdas e furtos?
4. PRÁTICA DE LEITURA: (estudo em casa) SIM NÃO
a) Tenho hábito de ler? Gosto da Leitura?
b) Tenho horário de estudo em casa?
5. PRÁTICA DE ESCRITA: SIM NÃO
a) Os textos que produzo são claros e ricos em idéias?
b) O meu vocabulário é rico e bem articulado?
c) Tenho atenção para escrever as palavras corretamente?
d) Procuro reler os textos que escrevo?
e) Ao reler os textos procuro corrigir o que notei que pode melhorar?
6. ORGANIZAÇÃO: SIM NÃO
a) Não esqueço nenhum material necessário para aula?
b) Colo em meu caderno as atividades e provas entregues?
c) Guardo, em casa, os trabalhos devolvidos, em uma pasta adequada?
7- TEXTO (Reflexão individual): Analise suas respostas de forma sincera e verdadeira e redija um texto explicando para si mesmo que espécie de aluno você é, o que suas respostas indicam? Você é um aluno exemplar ou você precisa melhorar suas atitudes e comportamento? Fale sobre si mesmo, não é para dizer o que as pessoas esperam ouvir, é para dizer a verdade! Suas notas no boletim refletem as suas respostas e comprovam o que fala de si mesmo e como tem agido na escola, é o resultado. (mínimo: 15 linhas).

Ficha Atitudinal e procedimental

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
FICHA DE ACOMPANHAMENTO ATITUDINAL E COMPORTAMENTAL: turma_______

ALUNO(A)_______________________________________________DATA:___________

Senhor(a) responsável do (a) aluno (a) citado acima, como parte integrante de nossa parceria na função de educar,
cumpre-nos informa-lo das atitudes e comportamento que ele(ela) vem apresentando em sala de aula:

( ) Desrespeitou o(a) professor(a) :___________________________________;

( ) Desrespeitou o(a) colega:________________________________________;

( ) Não trouxe o material necessário para a aula:_________________________;

( ) Atrasa-se constantemente para entrar em sala de aula;

( ) Não realizou a atividade em sala de aula da(s) seguinte(s) matéria(s):

______________________________________________________________________

( ) Não realizou o(s) dever(es) de casa da(s) seguinte(s) matérias:


( ) Apresenta atitudes e comportamento que interferem no desenvolvimento normal da aula, atrapalhando colegas e professor(a) ( levanta-se do lugar constantemente; conversa assuntos alheios à aula; produz barulho batendo na carteira com algum objeto ou batucando, cantando, gritando ou assoviando; joga bolinhas de papel ou pedaços de borracha nos colegas e no (a) professor (a) ; não presta atenção à aula; não ouve o (a) professor (a); incomoda os colegas com brincadeiras fora de hora; pega objeto do colega sem permissão; ... )

( ) Outros:______________________________________________________

O objetivo de relatar à família essas atitudes e comportamento não é de constrange-la e sim garantir o aprendizado do(a) aluno(a), porque sem a devida atenção à aula e a realização da atividade não há assimilação do conteúdo ministrado.
Acompanhe em casa, regularmente, o caderno de seu (sua) filho (a), verifique se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.
Frisamos que o (a) aluno (a) deve estar na escola às 07 horas em ponto para a primeira aula, não o deixe se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer, e justifique suas faltas com atestado médico.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos

Orientação Educacional (3533 – 6368)
____________________________________________

ESPAÇO RESERVADO PARA AS OBSERVAÇÕES DO RESPONSÁVEL:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

X_________________________________________________________________________
Assinatura do responsável dando ciência das atitudes e comportamento do (a) aluno (a).

***********************************************************************************************************

Assinatura do aluno ao receber a FAAC em _________/_______/_________


X_____________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________________turma:_______

Cartilha de Estudo

AVENTURA DE APRENDER


Quando o estudo é planejado com um horário fixo, no qual são executadas atividades concretas, sua aprendizagem é facilitada e o desejo de aprender é maior.


Aprender é uma AVENTURA...embarque nela e se surpreenda consigo mesmo e com as descobertas que você fará do mundo.

Para que sua aprendizagem seja produtiva, sugerimos um “Caderno de Estudo” no qual você terá a oportunidade de:

1- registrar suas atividades de estudo em cada conteúdo;
2- refazer exercícios e provas;
3- fazer exercícios extras;
4- identificar dificuldade e esclarecer dúvidas;
5- mostrar independência, se auto-dirigir, assumindo de forma responsável sua vida escolar;



ORIENTAÇÕES PARA SEU ESTUDO DIÁRIO

Aprender é como comer...
Para comer, temos de ter apetite.
Para despertar o “apetite” do “aprender”, temos que ter “curiosidade”.
O cheiro, o tempero e o clima da refeição são estímulos para a fome... Coloque o cheiro, o tempero e o clima certo para o seu ESTUDO.

a- estude com a intenção de “APRENDER” e não somente com a de cumprir uma obrigação;
b- esclareça suas dúvidas e enfrente as dificuldades, consultado o livro e as anotações do caderno, observando exemplos e exercícios já feitos sobre o assunto;
c- localize sua dúvida, perguntando-se: “o que devo saber para fazer este exercício?” Pode ser que a dificuldade esteja no conteúdo anterior.]
d- lembre-se também de que você pode, posteriormente, buscar ajuda junto ao professor ou um colega;
e- ao refazer exercícios e provinhas, fique atento aos erros, não se limite a apaga-los. Aproveite este tempo, para rever os assuntos e fazer novos exercícios sobre os mesmos;
f- ao final de cada estudo, avalie, perguntando-se:
 o meu estudo foi proveitoso?
 O que aprendi?
 O tempo de estudo foi adequado às minhas necessidades?
NA SUA VIDA ESCOLAR VOCÊ É O “PROTAGONISTA” PRINCIPAL E NÃO UM MERO FIGURANTE.
ENTÃO...ENTRE EM CENA:

CENA 1
ESTUDANDO MATEMÁTICA

FAZENDO EXERCÍCIOS E APRENDENDO

1- refaça os exercícios de sala de aula, do dever e faça exercícios extras tirados de outros livros,sem pressa, procurando aprender com eles. Somente através dos exercícios você conseguirá a fixação da aprendizagem;
2- leia e interprete o enunciado, procurando a compreensão do mesmo. Grife os dados importantes para identificar o que o exercício está pedindo;
3- Reflita e identifique:
 O que eu preciso saber para resolver o exercício?
 Estou dominando os conhecimentos e regras necessárias?
 Que cálculos devo fazer para resolve-los?

4- Faça os cálculos de maneira organizada, não os apague;
5- Confira os cálculos, os sinais e o raciocínio empregado.
6- Avalie a resposta do exercício, verificando se ela atende, adequadamente, ao que foi pedido.

ENFRENTANDO AS DÚVIDAS E APRENDENDO COM OS ERROS

1- faça a leitura do assunto no livro e anote, grife as regras, as fórmulas, os conceitos e os passos para a resolução do exercício;
2- Procure um exercício semelhante àquele em que você está apresentando dificuldade e levante o “passo a passo” para a sua solução;
3- Analise seus erros, perguntando-se: O que aprendi com o meu erro? E faça outros exercícios semelhantes.


CENA II

ESTUDANDO PORTUGUÊS E...APRENDENDO

Exercite os aspectos gramaticais.

 Tenha sempre a mão a gramática;
 Faça os exercícios, identificando o aspecto gramatical aprendido e sua aplicação;
 Consulte a gramática, as anotações e exemplos para esclarecer as dúvidas;
 faça exercícios extras, quando encontrar dificuldades;
 formule exemplos e avalie, através das normas e definições da gramática, se a elaboração está correta.


LEIA...INTERPRETE E REDIJA.

1- Pesquise em livros, revistas e jornais textos de seu interesse e elabore questões. Escreva as respostas, usando frases completas e claras;
2- Produza um parágrafo, estabelecendo a relação entre o título e o texto;
3- Escolha um tema discutido nas aulas de Língua Portuguesa e Redação e elabore um texto. Faça a leitura do mesmo, verificando os aspectos ortográficos e gramaticais;
4- Esteja atento ao gênero textual. Faça um quadro, resumindo as características inerentes a ele.


Cena iii


ESTUDANDO GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CIÊNCIAS COM UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO

1- Inicie seu estudo, fazendo uma pré-leitura.
 Leia os títulos, olhe as gravuras, desenhos, gráficos, tabelas, mapas etc...

2- Identifique a visão global do assunto:
 Leia o texto, feche o livro e escreva todas as palavras-chave que consegui lembrar, acrescentando informações importantes;
 Volte ao texto e compare o que você escreveu com o conteúdo do mesmo.

3- Adote uma atitude de interpretação:
 Leia cada parágrafo, feche o livro e tente responder à pergunta: O QUE FOI QUE EU LI?
 Identifique o assunto e coloque o título;
 Faça uma releitura, grifando as idéias relativas ao título.

4- Registre e faça a fixação das informações:
 Observe as imagens do texto e fale as informações relacionadas a ela;
 Elabore resumos, quadros e esquemas ou consulte os já elaborados em sala e também os que constam do livro, ao final de cada unidade.
5- Avalie sua aprendizagem:
 Formule perguntas relativas ao que foi estudado e as responda, sem consultar o texto.
















SPEAK/READ

VAMOS ESTUDAR O “INGLISH”

1- Aprendendo com o texto
 Faça uma leitura cuidadosa;
 Avalie as imagens e informações não verbais (gravuras) relativas ao texto;
 Sublinhe as palavras desconhecidas;
 Copie as palavras no caderno;
 Procure entender o significado dela através do contexto (as gravuras e a frase onde se encontram);
 Caso não consiga a compreensão do significado dessas palavras, consulte o dicionário;
 Verifique o melhor significado de acordo com o sentido do texto;
 Responda às perguntas relativas ao texto;
 Elabore as frases completas, consultando o texto;
 Identifique nele alguma estrutura ou vocabulário que foi utilizada na pergunta.
2- Dominando o vocabulário
 Consulte as palavras listadas em sala e que constam do livro texto,
 Grife no texto as palavras estudadas;
 Faça frases utilizando o vocabulário estudado;
 Elabore uma lista com as palavras que você tenha mais dificuldade de memorizar e coloque em lugar onde possa ser consultada (portas de armários, espelho, etc);
 Estude o vocabulário, na medida que é trabalhado em sala de aula. Separe as palavras novas por classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, pronome, etc)
4- Compreendendo o uso dos aspectos gramaticais
 Refaça os exercícios dados em sala, o dever e aqueles sem que teve dificuldade;
 Leia, atentamente, o enunciado dos exercícios, procurando compreender o que é pedido;
 Identifique o que cada exercício ensina e escreva o que aprendeu com ele;
 Nas dificuldades, procure um exemplo dado no livro e consulte as anotações feitas no caderno.


APRENDER É O ESPAÇO DA DESCOBERTA.
VOLTAR O OLHAR PARA A VIDA, PARA O MUNDO, PARA O NOVO...
CONHECER O AMBIENTE NATURAL, SOCIAL E POLÍTICO, AS ARTES E OS VALORES.
SER UM CIDADÃO CONSCIENTE.

ACEITE ESSE CONVITE...




AUTO AVALIAÇÃO

I-ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE
 Seus cadernos estão em ordem e completos?
 Você faz as tarefas solicitadas?
 Entrega os trabalhos dentro do prazo?
 Você tem um tempo reservado para seu estudo diário?
 Consulta os horários de aula e anota as datas importantes para entregar os trabalhos e de provas?

II- PARTICIPAÇÃO
 Você fica atento às explicações do professor?
 Esclarece as suas dúvidas?
 Você faz perguntas pertinentes à aula?
 Expressa seu conhecimento a cerca do tema abordado, dialogando com o professor?
 Você tem se envolvido e se esforçado para compreender a matéria estudada?
 Faz anotações, exercícios e correções dos mesmos?

III- QUALIDADE DO ESTUDO
 Procura aprender com as atividades?
 Busca recursos para superar suas dificuldades?
 Você registra as atividades de estudo? (Questionários, resumos, esquema, atividades extra e de revisão)


É bom ouvir e considerar as observações de seus pais.
Peça a eles, ao final de cada bimeste uma apreciação sobre sua caminhada escolar.


OBSERVAÇÕES DOS PAIS

Manual de Estudo ou Escola, Aventura do Conhecimento!

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
MANUAL DE ESTUDO
ESCOLA: AVENTURA DO CONHECIMENTO!
Caro estudante, para que você possa aprender o que é ensinado nas aulas e, conseqüentemente, ser aprovado no final do ano é necessário seguir os passos listados abaixo. Observe-os, não são difíceis de fazer e você conseguirá notas azuis no boletim sem perder nenhuma média. Notará também que o trabalho na escola ficará mais fácil.

01- Use o uniforme da escola;

02- Seja assíduo às aulas (não falte de jeito nenhum), justifique sempre suas faltas;

03- Seja pontual ao chegar à escola e ao retornar à sala após o recreio, espere o professor dentro da sala no intervalo das aulas;

04- Não esqueça em casa o caderno e o livro didático e nenhum outro material necessário para a aula, para isso confira sua mochila antes de sair de casa;

05- Tenha o cuidado necessário com o seu material escolar, não o deixe “jogado” e mantenha-o sempre à vista para se evitar perdas e furtos;

06- Contribua para uma boa organização da sala de aula. Um ambiente organizado é condição importante para se aprender (na bagunça ninguém aprende nada!);

07- Ouça o professor. Preste atenção à aula acompanhando a linha de raciocínio sugerida e faça perguntas pertinentes ao tema em estudo;

08- Faça todas as anotações no caderno, mantendo-o em dia, ou seja, completo. Cole as atividades entregues pelos professores imediatamente. Coloque a data do dia da aula no canto superior direito do caderno;

09- Estude fazendo os deveres, lendo suas próprias anotações ou o livro didático. Leia, leia muito! Apenas vir à escola não basta para aprender e passar de ano. É necessário destinar um pouco mais de tempo para o estudo. Especialmente, deve-se estudar para as provas, isso é fundamental!

10- Quando o professor devolver sua prova, cole – a imediatamente no seu caderno;

11- Entregue na data marcada o trabalho escolar;

12- Providencie uma pasta para guardar os trabalhos devolvidos pelo professor, guarde-os em segurança são documentos importantes para você comprovar a realização das atividades e servem também para a retomada do conteúdo estudado;

Você é o responsável pela sua própria aprendizagem, será aprovado pelos pontos que conquistar com esforço, determinação e disciplina. As dicas apresentadas são os procedimentos adequados para alcançar esse objetivo.

Breno José de Araújo, Pedagogo com especificação em Orientação Educacional.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Proposta Pedagógica dos Seis Cadernos

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
Comunicado aos Pais e/ou responsáveis – assunto: uso de cadernos separados

ALUNO (A)______________________________________________________TURMA______

Senhor (a) responsável,

Seu filho ou pupilo não apresentou no primeiro semestre um bom rendimento em aprendizagem, fato comprovado pelo Boletim Escolar, você verá que ele (ela) perdeu uma ou mais médias nos bimestres passados.

Para que consigamos reverter esse quadro e fazer com que o (a) aluno (a) possa aprender o conteúdo ministrado em sala de aula, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
 Não deixar a criança ou o adolescente se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer; devem garantir que ele (ela) esteja na escola às sete horas em ponto e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta;
 Qualquer dúvida que tiver entrar em contato imediatamente com a orientação educacional pelo telefone 3533-6368;
 Acompanhar em casa regularmente o caderno da criança ou do adolescente, verificando se ele (ela) está fazendo as atividades e os deveres de casa;
1. A escola recomenda que os alunos utilizem cadernos separados (96 fls., espiral de capa simples, num total de seis cadernos) especialmente para aqueles que perderam médias. Essa medida visa facilitar o estudo do aluno e o monitoramento da família. Cada caderno deverá se manter em dia, ou seja, completo, contendo todas as atividades feitas em sala de aula e os deveres de casa.

Ibirité, ____ de _________________de 2010.

Serviço de Orientação Educacional
_______________________________________________________________

Ciente

Eu,_________________________________________________________________


Responsável pelo aluno:__________________________________turma________

Estou ciente da necessidade do meu filho utilizar seis cadernos separados para o estudo, como também do monitoramento de suas atividades.

Convocação 03

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RUA BUGARIM, 380 TELEFONE: 3533- 6368
32.400- 000 IBIRITÉ – MG
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
CONVOCAÇÃO no. 03

SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)

_____________________________________________________TURMA_______

Informamos que a escola deve cumprir a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.

Por esse motivo foi solicitada sua presença na escola no dia _____/____/___
No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado (a) acima.

Não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o aluno comunicou em sua casa nossa solicitação.

Temos buscado entrar em contato com a família do (a) referido (a) à algum tempo através de comunicação por escrito entregue ao (a) aluno (a), contato telefônico, recado de terceiros. Compareça à escola dia _____/____/_____ as __________h. Sua presença é imprescindível.

Cumprindo também com O Estatuto da Criança e do Adolescente comunicaremos ao Conselho Tutelar a ausência dos responsáveis perante convocação da escola. De acordo com o artigo 56 da Lei 8.069/96.

Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.


Atenciosamente,

Orientação Educacional

Assinatura do pai ou responsável: ___________________________________
...............................................................................................................................
Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
Recibo de convocação número 03

Recebeu mais de uma convocação para comparecimento do seu responsável nos dias ___/____/_____ , _____/______/______, e ____/______/¬¬¬______ .Em todos os momentos foi devidamente informado que a presença do responsável era imprescindível para a sua permanência na escola.

Assinatura do aluno (a):_________________________________________

Convocação 02

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
CONVOCAÇÃO no. 02
SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL PELO (A) ALUNO (A)

__________________________________________________TURMA_______

Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.

Dessa forma foi solicitada sua presença na escola no dia __/ ____/___

No horário de _____________. Através da CONVOCAÇÃO NO. 01 entregue

Ao (a) aluno(a) no dia ______/______/_____ às__ ___________. Contudo,

não recebemos nenhuma resposta e nem sabemos se o (a) aluno (a) comunicou em casa nossa solicitação. Mais uma vez, oferecemos uma oportunidade da família entrar em contato conosco. Compareça à escola

dia______/______/______ às _______horas e _____minutos junto com seu

(sua) filho(a) ou pupilo(a), para averiguar a situação.

Ele (ela) deverá entrar na escola acompanhado (a) do seu responsável legal.

Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,




*******************************************************************************************
Recibo de convocação

____________________________________________________turma______

Recebeu uma segunda convocação para comparecimento do seu responsável

______/_______/_____ às _________ . Ficando ciente que deve entregá-la e

comparecer à escola no dia ____/_____/______ às ________ acompanhado(a) do adulto responsável.

Convocação para comparecimento do responsável à escola 01

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RUA BUGARIM, 380 TELEFONE: 3533- 6368
32.400- 000 IBIRITÉ – MG

CONVOCAÇÃO NO. 01

SENHOR OU SENHORA RESPONSÁVEL DO (A) ALUNO (A):

__________________________________________________TURMA_______

Cumprindo a Lei 9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz em seu artigo 12: As escolas têm a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e deve informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Informando ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 129, inciso V diz que os pais ou responsáveis devem matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar.

Dessa forma solicitamos sua presença na escola no dia _____/____/___

No horário de _____________. Para tratarmos de assunto referente ao aluno (a) citado(a) acima. O telefone de contato da escola é 3533- 6368. Entre em contato conosco. Somos parceiros na tarefa de educar.

Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscamos o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Atenciosamente,






X______________________________________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA CONVOCAÇÃO

*******************************************************************************************
Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
Recibo de convocação

____________________________________________________________da

TURMA______ Recebeu uma convocação para comparecimento do seu

responsável legal no dia _______/________/________ às ___________,

Ficando ciente que deve entregá-la e comparecer à escola junto dele (a) no

Dia _______/______/________ Horário: ____________.

Comunicado de infrequência escolar

Um problema sério que a Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas tem atualmente é o número elevado de faltas dos seus alunos. Para coibir um pouco isso é enviado às famílias o comunicado abaixo:

Comunicado de Infrequencia para o responsável

ALUNO (a)___________________________________________________turma____

De acordo com os nossos registros, até o presente momento, na disciplina de MATEMÁTICA, professor(a)______________, que tem (05) CINCO aulas por semana, foram contabilizadas um total de _________ faltas alternadas.

Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos alunos que estão presentes.
O processo de aquisição de conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica o aluno.
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família: O (a) aluno (a) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de suas faltas e recebeu dele (a) as atividades perdidas no período? O (a) aluno (a) estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? O (a) aluno (a) parou de faltar às aulas? É assíduo (a)?
Para garantir que o processo de aquisição de conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
 Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às sete horas em ponto para a primeira aula;
 Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver;
 Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa;
 Qualquer dúvida que tiver, entrar em contato imediatamente com a orientação educacional pelo telefone 3533-6368.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Ibirité, _____ de setembro de 2010.





FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL DANDO CIÊNCIA DA INFREQUENCIA:

X___________________________________________________________________


Recibo de Comunicado de Infrequência alternada com justificativa (Matemática)

O Aluno

________________________________________________________turma___


Recebeu nessa data _____/_______/2010, o comunicado de infrequência escolar.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Atrasos à escola

Tudo na vida tem hora: hora da consulta médica, hora de partida do ônibus, hora para entrevista de emprego, hora de começar a festa, hora de início do show, hora para encontrar com o amor. Marcar uma hora significa assumir um compromisso onde pelo menos duas pessoas estejam envolvidas. O primeiro requisito é que a hora combinada seja a mesma para as duas. No Brasil segue-se o horário oficial de Brasília, uma hora no Rio de Janeiro é a mesma hora em Belo horizonte, por exemplo. Dessa forma se regulariza a vida de todos.

Chegar atrasado para um encontro é a maior falta de educação.Não ter compromisso com o horário é a maior perca de tempo. Porque como já se disse "tempo é dinheiro". Sem falar que quando nos atrasamos passamos uma mensagem negativa ao outro.

Na Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas há um problema sério com atrasos. Alguns alunos se demoram muito para chegar à escola. Eles se dirigem a ela com passos vagarosos, rezando para que quando chegar, o portão já esteja fechado, assim ele terá uma desculpa e poderá acusar quem fechou o portão. O engraçado é que ninguém se atrasa para sair. Nem bem o sinal tocou, não esperam o término do raciocínio do professor e saem apressadamente das salas para irem embora.

Para os alunos que chegam atrasados é enviado ao responsável o comunicado a seguir, espera-se que não aja mais atrasos e que a família garanta isso, o maior prejudicado com o atraso é o próprio aluno. Mas, ele não tem ainda maturidade para compreender isso.


Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
COMUNICADO AO RESPONSÁVEL – ASSUNTO: ATRASO À ESCOLA

ALUNO (A)________________________________________________TURMA____

De acordo com os nossos registros seu (sua) filho (a) contabilizou até a presente data um total de ( ) atrasos à escola. Caracterizando o atraso quando o (a) mesmo (a) chega após as 7 horas e 10 minutos. Lembrando que dez minutos são apenas para imprevisto, constituindo raríssima exceção. O correto é a presença do (a) aluno (a) na escola às 7 horas pontualmente. A primeira aula começa às 7 horas e termina às 7 horas e 50 minutos. Portanto, ao se somar 05 atrasos de dez minutos, o (a) aluno (a) perde uma aula inteira de 50 minutos.
Favor entrar em contato conosco pelo telefone 3533-6368 para justificar os atrasos de seu (sua) filho (a), ou compareça à escola para averiguar a situação, também pedimos que devolva assinado esse comunicado para comprovar sua ciência dos atrasos do (a) aluno (a).
Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer, justifique com atestado médico ou compareça à escola para nos informar dos motivos que impediram a presença do (a) aluno (a) às aulas.

É muito importante que a família acompanhe em casa, regularmente, o caderno do (a) aluno (a) e verifique se ele (ela) está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.

Nosso objetivo é atender ao aluno (a) da melhor maneira possível, buscando o seu crescimento pessoal em todos os níveis. Mas, só juntos, família e escola, o objetivo será alcançado. Gratos pela atenção dispensada.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Ibirité, _____de _____________________ de 201___.






FAVOR DEVOLVER ASSINADO
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL:

x_____________________________________________________________
****************************************************************************************
RECIBO DATA _____/_____/________
Recebi o comunicado ao responsável informando sobre meu atraso à escola. Comprometo-me entregá-lo e devolvê-lo assinado.

Aluno: _________________________________________________Turma___

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REPORTAGEM DE VEJA, 05 DE AGOSTO DE 2010 SOBRE ESCOLA

Educação
Lição de casa para os pais
Pesquisas mostram que nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais para os estudos. Já se sabe até como eles podem dar esse empurrão

Monica Weinberg e Marana Borges
Selmy Yassuda


Presença nota 10 Virgínia e Paulo com os quatro filhos, todos com passagem pelo Santo Inácio:
a escola estimula a proximidade

VEJA TAMBÉM
• Quadro: Uma participação valiosa

A volta às aulas traz à tona uma das questões mais incômodas para pais de estudantes em todos os níveis de ensino: como ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los cultivar o apreço pelo estudo? Para tarefa tão complexa, não existe uma fórmula mágica que, aplicada à risca pela família, resultará num aluno exemplar. A excelência, afinal, é produto de muitas variáveis, tais como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola – e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa. O que já se sabe, no entanto, é que a participação dos pais é fundamental, se não decisiva, para um bom rendimento escolar. "Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família. E isso se faz sentir, positivamente, por toda a vida adulta", diz o economista Naércio Menezes, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e autor de um recente trabalho sobre o assunto no Brasil. O conjunto de medidas que surtem resultado, uma vez adotadas com persistência em casa, chama atenção pela simplicidade. Apenas incentivar o filho a fazer a lição de casa e a ir à escola todos os dias, providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar e comparecer às reuniões de pais tem o efeito de elevar as notas em torno de 15%, segundo a pesquisa do Insper.
As boas práticas que se originam desse e de outros estudos (listadas abaixo) não fogem muito do que sugere o senso comum. Tome-se o exemplo da lição de casa. Muitos pais se angustiam porque não têm a menor ideia de como responder a dúvidas de matemática ou física. Mesmo quando dominam um assunto, ficam na dúvida: até que ponto prestar ajuda quando são requisitados? Na verdade, tudo o que é necessário é incentivar uma leitura mais atenta do enunciado, indicar fontes de pesquisa ou estimular uma nova reflexão sobre o problema. Jamais dar a resposta certa, procedimento cuja repetição está associada à queda no rendimento do aluno. "Participação exagerada só atrapalha. A independência nos estudos deve ser cultivada, e não tolhida", diz Maria Inês Fini, doutora em educação. Os especialistas concordam que não cabe aos pais agir como professores em casa – confusão comum, e sem nenhum reflexo positivo. O que sempre ajuda, aí sim, é demonstrar, desde cedo e de forma bem concreta, quanto se valoriza a educação, essa talvez a maior contribuição possível da família. Daí a relevância de montar uma biblioteca em casa ou de manter o hábito de conversar com os filhos sobre o que se passa na escola. De acordo com uma recente compilação de 29 estudos sobre o tema, esse tipo de ambiente se traduz numa série de indicadores positivos, como mais vontade de ir à aula, um comportamento melhor na escola e expectativas mais elevadas sobre o futuro.
Os pais brasileiros estão longe de figurar entre os mais participativos na rotina escolar. Enquanto nos países da OCDE (organização que reúne os países mais ricos) 64% deles se dizem atuantes, no Brasil esse dado costuma variar entre 20% e 30%, dependendo de quem dá o número. Parte do flagrante desinteresse se deve à baixa escolaridade de uma enorme parcela dos pais, que não permaneceu na escola tempo suficiente para aprender a ler, tampouco para consolidar o hábito do estudo de modo a passá-lo adiante. "Quase não estudei na vida e sempre tive muita dificuldade para ajudar o meu filho nisso", diz a cearense Maria de Fátima Lima, 40 anos, que deixou a escola na 2ª série do ensino fundamental e é mãe de Mailson, de 9 anos. Mas isso não explica tudo. A experiência dos colégios particulares também aponta para a distância dos pais. Uma das razões remete ao fato de a educação no Brasil ainda não ser vista como artigo prioritário – inclusive nas classes mais altas. Em uma nova pesquisa da consultoria Nielsen, a educação aparece em quinto lugar entre as maiores preocupações dos brasileiros. Vem atrás de estabilidade no emprego, equilíbrio entre trabalho e lazer, pagamento de dívidas e a economia do país.
Manoel Marques


Quando os pais apitam O cientista social Lotufo e sua família: ele tem cadeira no conselho da escola

Outra explicação para a distância que separa os pais da vida escolar está numa ideia incrustada no pensamento do brasileiro: a de que a escola deve se encarregar, sozinha, do processo educativo. Essa é a visão predominante na América Latina e oposta à que impera nos Estados Unidos ou em países asiáticos. "Os pais fazem fila na porta da minha sala para saber como vão seus filhos", relata Soleiman Dias, professor brasileiro que há sete anos dá aulas na Coreia do Sul. Essa atividade lhe consome uma hora por dia. Nada parecido com o que se vê na maioria das escolas brasileiras. "Em países mais dependentes do estado, como o Brasil, a tendência é terceirizar responsabilidades", diz o economista Claudio de Moura Castro, articulista de VEJA e especialista em educação. "É o que fazem as famílias brasileiras ao esperar que todas as iniciativas partam da escola." A esse caldo cultural somam-se ainda os efeitos do que se seguiu aos anos 60. A partir daí, inicia-se no Brasil um forte processo de contestação à noção de hierarquia, tendo como pano de fundo a escalada dos movimentos estudantis e a contracultura. Na relação entre pais e filhos, o conceito de liberdade passou a ser confundido com permissividade. Avalia Tania Zagury, educadora e autora do livro Escola sem Conflito: Parceria com os Pais: "A inabilidade das famílias em estabelecer limites em casa faz com que deleguem à escola tarefas que deveriam ser delas também".
Os efeitos são desastrosos. A pressão exercida sobre a escola não leva a nenhum ganho para os alunos. "Existe aquele perfil de pai que só se preocupa com a nota do filho e chega aqui dizendo: ‘Eu pago por esse serviço e quero um retorno’", conta Sílvio Barini, diretor do São Domingos, colégio particular de São Paulo. "Ele não faz a sua parte e espera da escola soluções milagrosas." Não é, no entanto, a reação mais comum ali. A participação das famílias no colégio se tornou relativamente alta de dois anos para cá, com a presença dos pais num conselho que, entre outras coisas, toma decisões sobre o orçamento e trata das questões do ensino. O sistema, implantado nos anos 90, a princípio não deu certo. As famílias tentavam apitar até no currículo. Estabelecidos os limites, hoje funciona bem. "É uma chance de opinar sobre o destino das mensalidades que pagamos e de conhecer bem os professores", diz o cientista social Hernani Lotufo, 55 anos, que tem cadeira no conselho e é pai de Maria Clara, 6, e João Miguel, 11. Não é preciso, no entanto, despender tanto tempo para influenciar positivamente na rotina escolar. Às vezes, não é necessário sequer ir à escola. É o que propiciam colégios como o Bandeirantes, em São Paulo, que já colocam na internet fichas dos alunos, com notas e faltas, além do programa das aulas. O contato pessoal com os professores fica a critério dos pais. Diz a psicóloga Monica Dib, mãe de André, 16 anos: "Eu, que tenho pouco tempo para estar inteirada, hoje consigo manter ótimas conversas com meu filho sobre a escola".
Manoel Marques


Boletim na rede A psicóloga Monica Dib: ela acompanha o desempenho do filho, André, pela internet

Apesar de ainda raras, as boas iniciativas das escolas brasileiras para atrair os pais começam a revelar seus efeitos. Eles já aparecem, por exemplo, num conjunto de escolas públicas onde a Unesco, em parceria com o Ministério da Educação, encontrou programas eficazes. Alguns de seus princípios podem ser facilmente transplantados para a realidade dos colégios particulares. Por exemplo, a ideia de prestar aos pais um atendimento mais individualizado, bem diferente do das enfadonhas reuniões bimestrais. Um programa implantado em 47 escolas de Taboão da Serra, município localizado na região metropolitana de São Paulo, chega a enviar os professores à casa dos estudantes, para orientar os pais sobre como ajudar nos estudos e saber mais do que se passa com cada aluno. "Com isso, posso traçar um plano de aulas mais ajustado às necessidades reais dos alunos", diz a professora Guiomar Souza, munida dos resultados dessas medidas. Em dois anos, as notas dos estudantes em exames oficiais subiram 10%. Reuniões individuais com cada família, mesmo que sejam na escola, já têm bom efeito. Em 137 colégios municipais de Teresina, professores e assistentes sociais são treinados para conseguir orientar melhor os pais nesses encontros. A diferença se revela na casa de gente como Maria da Silva Costa, 57 anos, responsável pela criação do neto, César. "Não sei ler, então a escola sugeriu que eu pedisse a meu neto que lesse contas e cartas para mim. Ele adorou."
Fotos Marcos Rosa e Manoel Marques


Visitas da escola Os estudantes Larissa Silva (acima, no balanço), de Taboão da Serra, e Mailson Lima (à dir.), de Iguatu, no Ceará: o atendimento é em casa

As pesquisas não deixam dúvidas quanto à eficácia de uma boa relação entre a escola e a família, ainda que ela não precise ser assídua nem tão intensa. A experiência de pais como a psicóloga Virgínia Carnevale e o engenheiro Paulo Nessimian aponta para ganhos bem concretos. Com dois filhos formados e outros dois matriculados no Santo Inácio, colégio particular do Rio de Janeiro, o casal sempre manteve um ótimo diálogo com a escola. "Quando aparece uma nota baixa no boletim, sento com o coordenador e traçamos juntos um plano para resolver o problema", exemplifica Virgínia. O colégio dispõe de profissionais de plantão para atender pais como ela, desenvolve atividades esportivas que incluem as famílias e ainda abre as portas para que organizem festas ali – todas medidas para chamar atenção para a escola. Isso certamente ajuda a explicar por que o Santo Inácio aparece entre as dez melhores do país, no ranking do Enem. Conclui a especialista Maria Helena Guimarães: "O esforço conjunto da escola com a família se traduz num potente motor para o aprendizado".
Manoel Marques


Alta participação, bons resultados Em Itaiçaba, no Ceará, pais ajudam até no recreio: a evasão caiu a zero

Compensa. Um estudo da Fundação Getulio Vargas mostra que os efeitos da presença dos pais na vida escolar, ainda que mínima, se fazem notar por toda a vida adulta. Na infância e na adolescência, a participação da família não está associada apenas às notas mais altas, mas também a uma considerável redução nos índices de evasão. Para se ter uma ideia, o risco de que crianças egressas de um ambiente favorável aos estudos abandonem a escola cai, em média, 64%. É uma diferença gritante – e decisiva para o sucesso bem mais tarde, no mercado de trabalho. Basta dizer que cada ano a mais na escola faz subir o salário, em média, 15%. O impacto aumenta na medida em que se progride nos estudos. Um ano de pós-graduação, por exemplo, significa um ganho de quase 20% no salário. "Quanto mais educação, maior será o retorno", resume o economista Marcelo Neri, autor da pesquisa. É razão suficiente para que os pais brasileiros comecem a prestar mais atenção à rotina escolar.
Manoel Marques


O leitor Maria Costa (à esq.) incentiva o neto, César, a ler para ela: os avanços são visíveis

Com reportagem de Marcelo Bortoloti e Renata Betti

O dever da família
As dez principais descobertas dos especialistas sobre quando e como
os pais podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual
e fazê-los alcançar um desempenho melhor nos estudos

1. Ter livros em casa
E, no caso de filhos pequenos, ler para eles. O hábito, cultivado desde cedo, faz aumentar o vocabulário de forma espantosa. Segundo estudo do americano James Heckman, prêmio Nobel de economia, uma criança de 8 anos que recebeu esse tipo de estímulo a partir dos 3 domina cerca de 12 000 palavras – o triplo de um aluno sem o mesmo empurrão. A diferença se faz sentir na assimilação de conhecimento em todas as áreas. Ao analisar o fato de a Finlândia aparecer sempre na primeira posição nos rankings de educação, um estudo da OCDE confirma: o incentivo precoce à leitura em casa tem um papel decisivo.


2. Reservar um lugar tranquilo para os estudos
A ideia é cuidar para que o ambiente ofereça o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da televisão. Já na pré-escola, os pais podem definir o local e incentivar seu uso diário. Os benefícios, já quantificados, são os esperados: concentrado, o aluno aprende mais e erra menos.


3. Zelar pelo cumprimento da lição
Ainda que a criança seja pequena e a tarefa, bem fácil, é importante mostrar a relevância dela com gestos simples, como pedir para olhar o dever pronto ao chegar em casa. Até cerca de 10 anos, monitorar diariamente a execução da lição não é excessivo. Ao contrário. Esse é o momento de começar a sedimentar uma rotina de estudos, com horário e local, mesmo que seja mais uma brincadeira. Um relatório da OCDE não deixa dúvidas quanto às vantagens. Os melhores alunos no mundo todo levam a sério o dever de casa.

4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa
Solucionar o problema é uma tentação frequente dos pais quando são acionados a ajudar na tarefa de casa. Não funciona. O que dá certo, isso sim, é recomendar uma leitura mais atenta do enunciado, tentar provocar uma nova reflexão sobre o assunto e, no caso de filhos mais velhos, sugerir uma boa fonte de pesquisas. Se o erro persistir, deixe-o lá. Já se sabe que a correção do professor é decisiva para a fixação da resposta certa.
5. Preservar o tempo livre
Muitos pais, ávidos por proporcionar o maior número de oportunidades aos filhos, lotam sua agenda de atividades fora da escola. O resultado é que sobra pouco tempo para brincar, esse também um momento sabidamente precioso para o aprendizado. Na escola, por sua vez, crianças com rotinas atribuladas demais costumam demonstrar cansaço, o que frequentemente compromete o próprio rendimento.

6. Comparecer à reunião de pais
Mesmo que seja muitas vezes enfadonha, ela proporciona no mínimo uma chance de sentir o ambiente na escola, saber da experiência dos demais alunos e tomar contato com a visão de outros pais. A ida a esses encontros tem ainda um efeito colateral menos visível, mas já bastante estudado: a presença dos pais é uma demonstração de interesse que contribui para o envolvimento dos filhos com a escola.


7. Conversar sobre a escola
A manifestação de interesse, por si só, é um indicativo do valor dado à educação pela família. Os efeitos são ainda maiores quando o estudo é tratado como algo agradável e aplicável à vida prática, e não um fardo. Uma recente compilação de estudos, consolidada por um centro de pesquisas do governo americano, mostra que um pai que consegue produzir esse tipo de ambiente em casa aumenta em até 40% as chances de o filho se tornar um bom aluno.


8. Monitorar o boletim
No caso de um resultado ruim, o melhor a fazer é definir um plano para melhorar o desempenho – mas não sem antes consultar a escola e avisar o filho de que está fazendo isso. O objetivo aí é estabelecer, junto com o colégio, uma estratégia para reverter a situação e saber qual será, exatamente, sua participação. Está mais do que provado que castigo, nesse caso, não funciona. Só diminui o grau de autoconfiança, já baixa, e agrava o desinteresse pelos estudos.

9. Procurar o colégio no começo do ano
É a ocasião em que cabe perguntar, pelo menos em linhas gerais, o que a escola pretende ensinar em cada matéria. Trata-se do mínimo para poder acompanhar tais metas e, se preciso, cobrar sua execução.
10. Não fazer pressão na hora do vestibular
O excesso de pressão por parte da família só atrapalha no momento mais tenso na vida de um estudante. À mesa do jantar, os pais darão uma boa contribuição ao evitar falar apenas disso. Mas podem ajudar mais, principalmente zelando para que o ambiente de casa na hora do estudo não fique barulhento demais e para que o filho não se comprometa com muitas atividades. O lazer, no entanto, não deve ser suprimido. É o que dizem os especialistas e os próprios campeões no vestibular: em 2008, os mais bem colocados em dez áreas mantiveram uma pesada rotina de estudos, mas, pelo menos no fim de semana, preservaram algum tempo livre.

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger