quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cadernos separados para 2011

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RUA BUGARIM, 380 JARDIM DAS ROSAS TELEFONE 3533-6368
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS


PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS SETE CADERNOS SEPARADOS

META
Possibilitar a aprovação de 100% (cem por cento) dos alunos do Ensino Fundamental do turno da manhã.

OBJETIVO GERAL
Garantir efetivamente a aprendizagem do aluno e, consequentemente, somado a outros fatores promover a sua aprovação ao final do ano.

OBJETIVO ESPÉCÍFICO
Acompanhar e monitorar a realização das atividades em sala e os deveres de casa dos alunos.

PLANO DE AÇÃO
A Escola recomenda que seus alunos utilizem cadernos separados, um para cada disciplina curricular com as seguintes especificações: 96 folhas, 1x1, espiral, capa simples. Assim distribuídos:
01 caderno para Língua Portuguesa
01 caderno para Matemática
01 caderno para Historia
01 caderno para Geografia
01 caderno para Ciências
01 caderno para Inglês
01 caderno para Ensino Religioso, Educação Física e Educação Artística

JUSTIFICATIVA
 Os cadernos separados são mais baratos que o caderno de dez matéria e o fichário.
 A Orientação Educacional fará periodicamente o acompanhamento e monitoramento desses cadernos com vistos.
 Facilitará a visualização das atividades, cadernos separados permitem ver que passado um mês de aula o aluno não copiou uma linha.
 Os pais podem fazer o acompanhamento, mesmo tendo pouco tempo disponível; com o caderno separado até mesmo uma pessoa com pouca instrução perceberá se há ou não atividades realizadas.
 Observa-se que, geralmente, o aluno indisciplinado com baixo rendimento escolar utiliza caderno de dez matérias ou fichário.
 Facilita o estudo do aluno, porque ele pode ter a seqüência cronológica do conteúdo estudado em um único caderno. No caderno de dez matérias, cada divisória corresponde a 20 folhas, espaço insuficiente para dois meses de aula com seis aulas por semana; No fichário, há o problema da desorganização do aluno, que perde folhas, rasga ou deixa folhas em casa.
 No trabalho pedagógico, é necessário alguma vezes se estabelecer regras que se apliquem a todos, pois se abrir exceção, dá margem para discussões e o resultado não satisfatório.
 No ano de 2010, a Orientação Educacional propôs o uso dos cadernos separados aos alunos e às famílias, aqueles que adotaram a ideia conseguiram obter resultado satisfatório.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Calendário de provas do quarto bimestre

E.M. DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEL

Informamos que as provas finais do quarto bimestre começarão no dia 23 de novembro e terminarão no dia 03 de dezembro de 2010.
Cada professor definiu uma data específica para cada turma. Veja com o (a) seu (sua) filho (a) o cronograma de sua sala e garanta um horário de estudo para esse período.
Ibirité, 22 de novembro de 2010.

A Direção, Docentes e Equipe Pedagógica.

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger