quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO BIMESTRE PARA O ALUNO

Tive a ideia no final do ano letivo de 2010, particularmente no último dia de aula quando percebi que os alunos não tem definido em suas cabeças início e término de bimestre e não sabem como funciona a escola. Pensei comigo mesmo " no ano que vem vou confeccionar uma folha que marque o início do bimestre". Inspirei-me nas divisórias dos cadernos de 96 folhas contendo: nome do aluno, horário de aulas, agenda de provas e outras informações adicionais. Adaptei para uso da escola, acrescentando um item muito importante que é o acompanhamento das avaliações pelo aluno para que ele possa visualizar o seu desempenho escolar e suas notas. É um serviço que presto ao aluno e às suas famílias. Breno José de Araújo - Orientador Educacional
O Orientador Educacional chamou aluno por aluno em sua sala e fez com que todos colassem no caderno de Língua Portuguesa ou de Matemática e aconselhou a utilizarem essas informações. O engraçado é que a cada bimestre novo o aluno respondia, antes mesmo de receber a próxima folha: "você já me deu isso" ou "eu tenho essa folha". Ao que o orientador educacional retruca: "ESSA você não tem". Agora, quarto bimestre eles respondem: "Nossa! Já chegou o quarto bimestre!". Breno José de Araújo Ibirité, 29 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger