quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DISCURSO DO PARANINFO: PROFESSOR FABIANO

                Toda mudança traz sempre consigo um pouco de desconforto. Talvez por isso sejamos tão resistentes ao novo. Mas este desconforto muitas vezes se transforma em sentimentos mais positivos. Foi essa experiência que tive em maio deste ano quando tive que mudar de escola. Mais de dois anos na mesma escola acabaram consolidando laços sólidos com colegas e alunos em um trabalho que se tornava mais maduro a cada dia. Mas eis que fui surpreendido pela mudança: devido a meu processo de efetivação, teria que mudar de escola, abandonar meus colegas e meus alunos. A separação não foi fácil e na verdade nunca é. Confesso que tentei manter-me na escola onde já estava trabalhando e descobri que isso não seria possível. E naquele momento isso me chateou.
                Além desse desconforto, haveria outro. Mudar significava começar um novo trabalho em maio com alunos que com certeza – era essa a minha expectativa – me veriam com certa desconfiança.  Diga-se de passagem que essa desconfiança seria absolutamente normal, pois o novo sempre é recebido com cautela, já que não sabemos a realidade de sua natureza, se boa ou ruim. Felizmente a mudança me trouxe mais realizações do que aquelas que poderia esperar. Em muitos sentidos, este ano foi pra mim muito importante e grande parte disso deve-se a esse corpo de alunos aqui presente. A desconfiança transformou-se em companheirismo, amizade e em um trabalho que se não foi perfeito, ao menos nos permitiu realizar muitas coisas.
                Claro que nem tudo foram flores. Havia limitações, algumas materiais e outras criadas por nós mesmos. Houve dias em que o trabalho não me agradou, em que alguma turma tornou minha tarefa mais difícil do que deveria e momentos em que se confundia autoridade com autoritarismo. Como não sou adepto da segunda opção, muitas vezes, confesso, me senti chateado com minha vida profissional. Meus alunos sabem disso, pois em alguns momentos de forte angústia foram eles os ouvidos que usei para desabafar. Mas esses momentos, felizmente, foram poucos e irrelevantes perto daquilo que acredito, conseguimos realizar ao longo desses longos breves meses.
                Juntos fomos amadurecendo uma dinâmica em sala de aula e espero ter apresentado a eles uma história mais viva e mais próxima. Jamais esquecerei esse grupo de alunos que hoje inicia um novo momento na vida, que vivencia  o começo de uma mudança. Como disse acima, mudar traz ansiedade, medo e desconfiança em relação ao novo. Mas espero que vocês se permitam sentir tudo isso, se é que posso me atrever a dar algum conselho a vocês. Só não se deixem  dominar por nenhum desses sentimentos. O novo é parte da vida e nada é totalmente bom ou ruim e isso vocês descobrirão em breve. Pois se perdem um professor, ganham outros e estes não serão apenas bons ou ruins, mas um pouco de cada, dependendo das circunstâncias.
                Por mais que goste de cada um de vocês e que, admito, a separação seja dolorosa, fico satisfeito em não vê-los mais pelos corredores da escola. Pois isso significa que o objetivo da aprovação para uma nova etapa foi concluído. Por favor, não me entendam mal, falo isso pelo enorme carinho que aprendi a ter por todos vocês, e ele não me permite lamentar, nem por um segundo sequer, a ausência de vocês na escola, pois o novo chegou trazendo muita coisa boa da qual vocês merecem usufruir. E se nos serve de consolo, esta noite, diante desse ritual de despedida e de passagem, se cada professor tiver conseguido acender uma boa chama em vocês e ela não se apagar ao longo do tempo, então tudo valeu à pena.
Sejam felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger