quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL











ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL
                A proposta dessa ficha é fazer com que o aluno realize uma reflexão sobre o seu processo educacional é uma auto-avaliação mesmo. E ao mesmo tempo, é também uma avaliação do trabalho do orientador educacional e da escola. Essa ficha é um gênero textual e se insere totalmente no contexto escolar.
                A orientação educacional tem usado, ao longo dos anos, esse instrumento e fez no decorrer do período alguns ajustes, conforme foi percebendo e avaliando as respostas dos alunos. A fonte do texto vem da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Primeiramente, foi usada a ficha na íntegra, depois foram feitas algumas adaptações. Havia na coluna de respostas três afirmativas (sim, não, às vezes). Mas percebeu-se que se o indivíduo responde às vezes significa que ele não está cumprindo o combinado e observa-se que o texto pode ser resumido em apenas uma palavra: DISCIPLINA.
                Uma pessoa disciplinada é uma pessoa que mantêm o ritmo, não existe para ela a frase: “hoje eu esqueci”. Por definição, ser disciplinado significa que não se encontra motivo de reparos na pessoa: ela chega no horário, traz sempre o material necessário e não discute.
                Portanto, as respostas são sim ou não, cumpre ou não cumpre, não existe meio termo. Ao marcar um x na coluna “às vezes” é o mesmo que dizer não, não eu não fiz, não eu não faço.  Alguns alunos reclamaram da exclusão do “às vezes”.
                O segundo ajuste foi em fazer o texto coincidir com outro material instrucional da orientação educacional que é trabalhado com os alunos todo início do ano letivo “Escola: Aventura do Conhecimento” também chamado de “Manual de Estudo”.
                O que se pretende com isso? Levar ao aluno a refletir sobre suas atitudes, tirar dele um pensamento infantil de que as coisas se resolvem “por mágica” e de que a culpa está sempre com os outros. São frases que se ouve muito dos adolescentes: “o professor me deu bomba”, “a professora é uma chata”, “não foi eu”, “eu não fiz nada”, “o professor cismou comigo”,  “a professora não gosta de mim”, e outras mais do gênero que usam para justificar muitas vezes, o injustificável.
                A orientação educacional busca construir nos alunos a autonomia, a faculdade do indivíduo entender as regras e cumpri-las sem necessidade de coerção externa. Isso é muito difícil. São poucos os que adquirem essa qualidade no final do ensino fundamental.
                Como os alunos reagem à atividade?
·         Primeiro não querem fazer;
·         Segundo perguntam para quê?
·         Terceiro perguntam: vale nota?
·         Quarto respondem que vão marcar tudo sim ou que vão marcar tudo não.
·         Entregam...
·         Não fazem o texto, é preciso devolver a folha e exigir que escrevam.
·         Assustam-se com exigência de escrever 15 linhas, isso é de propósito, é o mínimo necessário para se escrever um texto de qualidade.
·         Eles se recusam a escrever tanto, usam de subterfúgios, fazem linhas grandes, fazem quadrados para escrever pouco. Usam letras grandes.
·         Quando se encontra alunos dispostos a escrever, eles não entendem a proposta, fazem bilhetes para a orientação, reclamam da escola, dos colegas, enfim, é tudo, menos uma reflexão auto-avaliativa.

Mas, isso tudo não é culpa deles. É culpa da escola. Em toda sua trajetória escolar nunca lhe foi solicitado que refletisse sobre si mesmo, e sobre sua própria aprendizagem.

Não pode se pedir que o aluno leia o próprio texto que escreveu. Ele não fará isso. Você não pode nem ao menos pedir que conclua melhor o texto. Ele se recusará peremptoriamente.

                Por tudo isso, os textos das alunas apresentadas a seguir são bons exemplos. O que queremos ressaltar é que elas entenderam a proposta apresentada pela orientação educacional, fizeram um texto auto-avaliativo e refletiram sobre a aprendizagem. Haviam sido reprovadas no ano anterior, receberam apoio de suas famílias, se mostraram mais assertivas à orientação educacional, ou seja, obedeceram mais. Enquanto texto gramaticalmente correto, elas têm muito que aprender o que não tira o mérito delas e isso foi lhes dito, o importante é a reflexão, que foram capazes de fazer e o melhor, no terceiro bimestre já tinha obtido nota suficiente para aprovação nesse ano letivo de 2011.
                A ficha de auto-avaliação está sendo publicada porque as alunas citadas autorizaram sua publicação.
                Breno José de Araújo – Orientador Educacional
Ibirité, 08 de dezembro de 2011.

               
               
               
            



ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL

Aluno (a) __________________________________________________Turma:

ASPECTOS AVALIADOS
RESPOSTAS
1. CONVIVÊNCIA SOCIAL
SIM
NÃO
a) Estou sempre uniformizado (a)?


b) Sei ouvir o professor e não o interrompo quando este está falando?


c) Sei a hora certa de fazer perguntas e a hora certa de me manter em silêncio?


d) Participo e interesso-me  das atividades planejadas para a aula?


e) Respeito o meu colega que está trabalhando sem o perturbar?


f) Uso o horário do recreio para brincadeiras saudáveis?


g) Contribuo para uma boa organização da sala de aula, tendo zelo com o  material individual e coletivo?


2. PONTUALIDADE E CAPRICHO
SIM
NÃO
a) Sou assíduo às aulas e justifico as faltas que tenho?


b) Quando retorno às aulas após a falta, procuro colocar a matéria que perdi em dia e converso com o professor para receber dele as atividades impressas?


c) Mantenho meu caderno em dia, ou seja, completo?


d) Procuro escrever de forma legível?


e) Chego à escola às 7 horas em ponto, sem atraso e encaminho-me imediatamente à sala de aula?


f) Encaminho-me imediatamente à minha sala após o recreio?


g) Espero o próximo professor, dentro da sala, nos intervalos das aulas?


h) Entrego os trabalhos, de forma correta, na data marcada?


3. RESPONSABILIDADE:
SIM
NÃO
a) Faço todas as atividades propostas pelo professor na sala de aula?


b) Estou sempre com o material necessário a cada aula?


c) Faço os Deveres de Casa?


d) Estudo para as provas com antecedência?


e) Cuido do meu material escolar, mantendo-o sempre à vista para se evitar perdas e furtos?


4. PRÁTICA DE LEITURA: (estudo em casa)
SIM
NÃO
a) Tenho hábito de ler? Gosto da Leitura?


b) Tenho horário de estudo em casa?


5. PRÁTICA DE ESCRITA:
SIM
NÃO
a) Os textos que produzo são claros e ricos em idéias?


b) O meu vocabulário é rico e bem articulado?


c) Tenho atenção para escrever as palavras corretamente?


d) Procuro reler os textos que escrevo?


e) Ao reler os textos procuro corrigir o que notei que pode melhorar?


6. ORGANIZAÇÃO:
SIM
NÃO
a) Não esqueço nenhum material necessário para aula?


b) Colo em meu caderno as atividades e provas entregues?


c) Guardo, em casa, os trabalhos devolvidos, em uma pasta adequada?


7- TEXTO (Reflexão individual): Analise suas respostas de forma sincera e verdadeira e redija um texto explicando para si mesmo que espécie de aluno você é, o que suas respostas indicam? Você é um aluno exemplar ou você precisa melhorar suas atitudes e comportamento? Fale sobre si mesmo, não é para dizer o que as pessoas esperam ouvir, é para dizer a verdade! Suas notas no boletim refletem as suas respostas e comprovam o que fala de si mesmo e como tem agido na escola, é o seu resultado. (mínimo: 15 linhas).




2 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho Breno. Também sou Orientadora Educacional e estou aqui pesquisando Fichas para montar também, uma escala de atitudes para meus alunos do 6º ao 9º ano. Gostei muito da sua proposta e relato da sua experiência. Parabéns!

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  2. Sou professora de 5º ano e também gostei muito da sua proposta. Aproveitarei sua ficha para trabalhar com meus alunos. Obrigada e parabéns!

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Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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