quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SUCESSO ESCOLAR

Educação

O sucesso do seu filho depende de você
A Família é o  principal responsável pela formação dos filhos e deve acompanhar de perto a vida escolar dos pequenos.


Com a correria do dia a dia, múltiplas rotinas e preocupação financeira, pais e responsáveis acabam depositando nas escolas a responsabilidade pela educação dos filhos. No entanto, a pesquisa Fatores Associados ao Sucesso Escolar, da Fundação Itaú Social, mostra uma realidade diferentes, 70% do desempenho de um aluno está associado ao contexto familar e apenas 30% do processo de formação da criança ou adolescente é de responsabilidade da instituição de ensino.

O desafio da família moderna, entrentanto, é encontrar espaço na agenda para se dedicar à educação dos filhos. Conversar com os professores sobre o rendimento do aluno e visitar a escola regularmente são ações que podem fazer diferença na formação sociocultural da criança ou adolescente.

Para a pedagoga especialista em psicopedagogia do colégio Magnum Cidade Nova, Joísa de Abreu, a família é o primeiro grande núcleo social na vida de uma criança. " A escola ajuda, mas não substitui valores, como princípios e crenças", alerta.

O ideal é que os pais estejam atentos quanto às dificuldades dos filhos e se mostrem interessados em participar da vida dos estudante, para que este se sinta motivado a destacar-se dentro e fora da escola.

Participe da vida escolar de seu filho

  • Leia todos os bilhetes lhe enviados e participe das atividades escolares;
  • Cultive o hábito da leitura de livros infantis e gibis;
  • Converse sobre a escola, os professores e os colegas e sempre pergunte o que estão aprendendo;
  • Ensine e ajude seu filho a cuidar do material escolar e do uniforme;
  • Converse com outros pais o que cada um observa na escola.


"O ideal é que os pais estejam atentos quanto às dificuldades dos filhos e se mostrem interessados em participar da vida do estudante"


" Pais devem aproveitar eventos e projetos pedagógicos da escola para participarem da educação dos filhos."


Fonte: Jornal do metrô de Belo Horizonte: TRILHOS URBANOS, edição de 5 a 8 de agosto de 2011, página 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger