quinta-feira, 28 de julho de 2011

CARTA ABERTA AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL

ESSA CARTA SERÁ ENTREGUE A TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA, DO TURNO DA MANHÃ NO PRIMEIRO DIA DE RETORNO ÀS AULAS.


ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
CARTA ABERTA AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL

Iniciamos no primeiro dia de agosto de 2011 o TERCEIRO BIMESTRE avaliativo que se encerrará no dia 30 de setembro de 2011, totalizando 50 dias letivos. Serão distribuídos em cada disciplina curricular 30 pontos.
Esse bimestre é DECISIVO!
O máximo de pontos que o aluno alcançar agora fará uma grande diferença para a aprovação do mesmo no final do ano.
No intuito de propiciar uma real aprendizagem de seu filho e sua conseqüente aprovação adotamos uma estratégia pedagógica denominada CADERNOS Separados.
A Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas não recomenda a utilização de cadernos de dez matérias e muito menos o fichário. O caderno adequado para o aluno dos anos finais do ensino fundamental (do sexto ao nono ano) é o CADERNO UNIVERSITÁRIO, CAPA FLEXÍVEL, FORMATO 200X275 mm, 96 FOLHAS, 01 MATÉRIA, ESPIRAL.
Verifique o material de seu filho, caso ele já utilize o caderno recomendado pela escola, veja se está acabando. O ideal seria se iniciasse o TERCEIRO BIMESTRE com cadernos novos. Não podendo comprar todos, pelo menos substituir os já muito usados. A prudência é recomendada.
Caso seu filho utilize fichário ou o caderno de dez matérias, recomendamos sua imediata substituição. Informamos que no semestre anterior o resultado em aprendizagem da escola não foi nada bom porque 40% dos alunos perderam médias nas disciplinas curriculares.
A Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas faz o acompanhamento e monitoramento dos cadernos dos alunos e precisa muito que a família faça o mesmo, por isso a importância dos cadernos separados que facilita esse trabalho e possibilita o estudo do conteúdo pelo aluno.
A Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas espera que vossas senhorias compartilhem dessa estratégia pedagógica e está aberta a prestar todo e qualquer esclarecimento sobre ela. Reforça que o objetivo maior é propiciar a aprendizagem do aluno e sua aprovação.
Ibirité, 01 de agosto de 2011.
A Direção, Equipe Pedagógica e Docente.
......................................................................................................................................................................

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Seminário do Corpo Cidadão

Metodologia de ensino

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
PLANO DE AÇÃO DO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS NO BIMESTRE
Prova mensal.................6,0
Prova bimestral...............10,0
Trabalho individual........8,0
Caderno..........................3,0
Atividade avaliativa.....3,0
Total..............................30,0

Exemplo: Disciplina de Língua Portuguesa, assuntos abordados em todo o bimestre:
Substantivo, adjetivo, numeral e interpretação de texto.

1- Formulação pelo professor de um ESTUDO ORIENTADO contendo o CONCEITO DA MATÉRIA, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS;
 Aula expositiva do texto;
 Realização e correção dos exercícios;
 Colagem no caderno do aluno;

2- Exercícios extras do livro didático e/ou complementares a cargo do professor realizados no caderno do aluno;

3- Exercícios de Para-Casa contínuos;
4- Prova Mensal diagnóstica para observar a aprendizagem e preparar a prova bimestral;
 Avisada com antecedência;
 Revisão para a prova mensal;
 Corrigida pelo professor;
 Corrigida em aula;
 Devolução ao aluno para colagem no caderno.

5- Trabalho individual de acordo com a matéria prevista para o bimestre;
 Explicações explicitadas pelo professor: data de entrega, maneira certa de fazer, explicações e acompanhamento da realização;
 Recebimento, correção pelo professor, correção em sala de aula, devolução para se guardar em uma pasta apropriada em casa;

6- Prova bimestral
 Avisada com antecedência;
 Revisão mimeografada;
 Questões retiradas do texto elaborado pelo professor (Estudo orientado) e da revisão da prova;
 Correção pelo professor;
 Correção em sala de aula;
 Prova passada a limpo no caderno;
 Colagem da prova no caderno;

7- Recuperação:
 Estudo orientado do professor com realizações dos exercícios;
 Revisões das provas;
 Prova mensal e bimestral;

8- As notas do Trabalho Individual, de Participação e Caderno precisam ser flexíveis;


Ibirité, 10 de julho de 2010.
Marcilene Pereira Costa dos Reis, Breno José de Araújo.

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger