quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JOGOS ESCOLARES JARDIM DAS ROSAS


JJR – Jogos de Integração Jardim das Rosas

É um projeto de ensino que tem por objetivo construir conceitos e reforçar valores que contribuam para uma formação humana, social e ética, através da compreensão das práticas corporais e da competição como possibilidades de construção de relações saudáveis entre os sujeitos. Nesse sentido, os Jogos de Integração estão baseados nos princípios da inclusão – que prevê a possibilidade da participação de todos os alunos, independente de suas diferenças –, da cooperação – que busca o auxílio entre todos os participantes – e da solidariedade – relacionada ao cuidado com o outro.

1 – OBJETIVOS:
1.1 - Promover momentos de reflexão e ação em prol da paz na cultura esportiva escolar.
1.2 - Proporcionar a todos os participantes a aprendizagem desportiva técnica e tática e a prática de atividades físicas.
1.3 - Propiciar momentos de alegria e descontração.

2 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
De 01/10/2012 a 05/10/2012.

3 – ABERTURA:
Dia 01/10/2012, às 07h.

4 – DAS INSCRIÇÕES:
Deverão ser entregues pelos representantes esportivos até o dia 28/09/12.

5 – DOS REPRESENTANTES DE EQUIPE:
5.1 – Os representantes de equipe serão escolhidos por cada turma.
5.2 – Compete aos representantes:
5.2.1 – organizar a equipe por modalidade;
5.2.2 – inscrever a equipe por modalidade;
5.2.3 – participar das reuniões convocadas pela Comissão Organizadora;
5.2.4 – mediar a relação entre a Comissão Organizadora e sua equipe, divulgando o regulamento, a tabela, esclarecendo dúvidas etc.

6 – DAS CORES DAS EQUIPES:
Cada equipe deverá providenciar um uniforme e informar a cor para a coordenação dos jogos, não podendo haver cores repetidas. Terá preferência de cor a equipe que primeiro escolher e comunicar à comissão.

7 – DA ENTREGA DE MEDALHAS:
7.1 – Serão premiados com medalhas os primeiros lugares.
7.2 – Durante os jogos, todos os alunos serão observados e avaliados quanto aos princípios que baseiam o evento: cooperação, solidariedade, integração, respeito e participação.  Serão eleitos o jogador e a jogadora FAIR PLAY. Essa escolha será feita pelos professores. Após cada turma ter escolhido o aluno e a aluna FAIR PLAY, os professores de Educação Física e os padrinhos escolherão os vencedores, que serão premiados com uma medalha.

8 – DA CONTAGEM DE PONTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO GERAL:
8.1 – Será considerado VENCEDOR GERAL a equipe que, no total geral, obtiver o maior número de pontos. Na contagem do placar geral será considerada a vitória final das modalidades, após o final do campeonato.
8.2 – PARA TODAS AS CATEGORIAS, os jogos terão a seguinte pontuação:
Jogos individuais                                            Jogos coletivos
Vitória                                  03 pontos                                                          03 pontos

Empate                                                                                                              02 pontos

Derrota                               01 ponto                                                            01 ponto

8.3 – A equipe ou o jogador (em caso de jogo individual) que não comparecer ao local no horário determinado perderá por W x O e ainda perderá 1 ponto no placar geral em modalidades individuais e 2 pontos nas modalidades coletivas.

9 – DA PONTUAÇÃO PARA OS JOGOS DE SALÃO:
9.1 – Todas as modalidades de jogos de salão são consideradas individuais.
9.2 – Em caso de empate em alguma das modalidades, será dado 01 ponto para cada equipe.

10 – DA FORMA DE DISPUTA:
10.1 – As turmas dos 8os anos formarão uma só equipe devido ao número de alunos e principalmente devido a superioridade do número de meninas em relação aos meninos.
10.2 – As turmas dos 9os e o 8º ano disputarão entre si as seguintes modalidades: queimada mista, futsal misto, mini basquete misto, Monopoly misto e Perfil misto.
10.3 – As turmas dos 7os e 6os anos disputarão entre si as seguintes modalidades: queimada feminina, futsal masculino, quebra-cabeça misto, cabo de guerra misto e perfil misto.

11 – DOS PADRINHOS:
11.1 - Cada equipe deverá escolher um (a) professor (a) como padrinho/madrinha da turma.
11.2 - Compete aos padrinhos:
11.2.1 – promover a integração da equipe e a realização dos objetivos e princípios do JJR;
11.2.2 – zelar pelo bom andamento dos jogos em questões referentes à disciplina e ao respeito mútuo;
11.2.3 – ser porta-voz da equipe perante a Comissão Organizadora.
11.2.4 – escolher o nome da equipe junto com os alunos e transmiti-lo à Comissão Organizadora.

12 - DAS MODALIDADES ESPORTIVAS DO JJR E NÚMERO DE ALUNOS E ALUNAS INSCRITOS
12.1 – Quantidade de alunos inscritos por modalidade:

6os e 7os anos

8os e 9os anos

Modalidade
Alunos
Modalidade
Alunos
Queimada F
10 F
Queimada Mista
10(no máximo 3 M)
Futsal M
8
Futsal Misto
8
Cabo de Guerra Misto
10
Mini basquete Misto
5 M ou F
Perfil
2 M ou F
Perfil
2 M ou F
Quebra-cabeças
2 M ou F
Monopoly
2 M ou F
M – Meninos (masculino)
F – Meninas (feminino)
12.2 – Em caso de ausência de um ou mais jogadores, a equipe não poderá inscrever outros alunos na hora do jogo. Para iniciar a partida será necessária a presença de um número mínimo de jogadores de acordo com a lista abaixo:
Futsal: 05 jogadores (depois do início joga-se até com três)
Queimada: 08 jogadores (nesse caso, a equipe não terá direito a “vida” extra)
Mini basquete: 03 jogadores
Cabo de guerra: 08 jogadores
Perfil: 01 jogador
Quebra cabeças: 01 jogador
Monopoly: 01 jogador
12.3 – Serão permitidas substituições de acordo com o regulamento específico de cada modalidade.

13 – DO REGULAMENTO POR MODALIDADE ESPORTIVA:
13.1 - FUTSAL:
As regras se basearão no regulamento oficial, de acordo com a CBFS:
13.1.1 – A partida terá a duração de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos, com 02 minutos de intervalo. Todos os alunos inscritos presentes deverão jogar.
13.1.2 - Toda falta ocorrida durante a partida será cobrada na marca de 10 metros (tiro livre direto sem barreira), exceto as faltas ocorridas dentro da área do goleiro no campo de ataque (pênalti).
13.1.3 – As equipes deverão inscrever 8  alunos/alunas.
13.1.4 – Em todas as categorias os jogos poderão terminar empatados.
13.1.5 – O aluno que receber cartão amarelo estará suspenso do jogo seguinte, ou seja, não poderá jogar o próximo jogo de futsal.
13.1.6 – O aluno ou aluna que receber cartão vermelho estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais participar de nenhum jogo de futsal.

13.2 – MINI BASQUETE:
As regras se basearão no regulamento oficial, de acordo com a CBB:
13.2.1 – A duração da partida será de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos, com intervalo de 02 minutos intervalo. O jogo acontecerá em meia quadra. A equipe que pegar o rebote da bola arremessada pelo adversário, deverá sair do garrafão para arremessar.
13.2.2 – Cada equipe deverá inscrever, no máximo, 05 alunos, sendo dois reservas.
13.2.3 – O jogo poderá ser misto, e as substituições poderão acontecer normalmente. Todos os jogadores inscritos presentes deverão jogar.
13.2.4 – Em todas as categorias a partida poderá terminar empatada.
13.2.5 – O aluno ou aluna for expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais participar de nenhum jogo de mini basquete.

13.3 - QUEIMADA:
13.3.1 – As equipes do 6º ano e 7º ano deverão inscrever 10 alunas (meninas). As equipes do 8º e 9º ano deverão inscrever 10 alunos, sendo a maioria meninas e podendo inscrever no máximo 3 meninos.
13.3.2 – As regras se basearão na “queimada quente” praticada durante as aulas de educação física. O jogo será realizado considerando as linhas da quadra de vôlei, e o cruza será atrás da linha do fundo da mesma quadra.
13.3.3 – Nenhuma parte do corpo é “fria". Não é permitido sair do campo de jogo.
13.3.4 – Não é permitido vender bola, nem fazer meia-lua. Se a bola sair da quadra do jogo, poderá ser pega por qualquer jogador, que só poderá jogá-la quando voltar ao campo de jogo.
13.3.5 – Não é permitido substituir o colega quando este for “queimado”.
13.3.6 – Quem é “queimado” poderá voltar ( sair do cruza) se queimar um adversário e se tiver algum colega do seu time no cruza nesse momento, de modo que o cruza não poderá ficar vazio. A 1ª bola do cruza queima.
13.3.7 – A partida terá duração de 20 minutos e poderá terminar empatada.
13.3.8 – O aluno ou aluna for expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais participar de nenhum jogo de queimada.

13.4 – QUEBRA-CABEÇA:
13.4.1 – Cada equipe deverá inscrever 02 alunos, meninas ou meninos.
13.4.2 – Será vencedora a equipe que mostrar o quebra-cabeça montado no menor tempo.
13.4.3 – O quebra-cabeça será igual para todas as equipes e será conhecido na hora da competição.
13.4.4 – Só poderão permanecer no local (sala) os alunos inscritos para a prova.
13.4.5 – As equipes montarão o quebra-cabeça ao mesmo tempo sendo computados 03 pontos para o vencedor e 01 ponto para as outras equipes.

13.5 – PERFIL:
13.5.1 – As regras serão as do manual do jogo, podendo ser adaptadas pelo responsável.
13.5.2 – O jogo será disputado pelas equipes de 6º e 7º separadamente. As equipes do 8º e 9º anos disputarão entre si. Cada equipe deverá inscrever dois jogadores ou duas jogadoras, um titular e outro reserva.
13.5.3 – Ao final do jogo, realiza-se a classificação (1º ao 5º lugar), e os pontos para o placar geral serão: 05 para o 1º lugar, 04 para o 2º lugar, 03 para o 3º lugar, 02 para o 4º lugar e 01 para o 5º lugar.

13.6 – CABO DE GUERRA:
13.6.1 – Cada equipe deverá inscrever 10 alunos ou 10 alunas.
13.6.2 – A equipe terá que vencer uma vez para ser ganhadora de cada disputa.
13.6.3 - O aluno ou aluna for expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais participar de nenhum jogo de cabo de guerra.
13.7 – MONOPOLY:
13.7.1 – As regras serão as do manual do jogo, podendo ser adaptadas pelo árbitro.
13.7.2 – As equipes do 8º e 9º ano deverão inscrever 02 jogadores, meninos ou meninas, um titular e um reserva.
13.7.3 – Ao final do jogo, realiza-se a classificação (1º ao 5º lugar), sem separação de equipes masculinas e femininas, e os pontos para o placar geral serão: 04 para o 1º lugar, 03 para o 2º lugar e 01 para o 3º lugar.

14 - DISPOSIÇÕES GERAIS:
14.1 – Toda equipe deverá comparecer aos jogos uniformizada e com a sua respectiva cor (short, camisa , meia e tênis). Obs.: Por motivo de segurança, NÃO será permitido o uso de short jeans, sapatos, sandálias, anéis, brincos etc. O aluno que estiver com algum utensílio impróprio para a prática de atividade física será impedido de participar dos jogos.
14.2 – O aluno expulso em qualquer partida estará eliminado da modalidade; uma segunda expulsão acarretará a sua desclassificação do JJR.
14.3 – O aluno expulso por agressão estará eliminado da modalidade, bem como desclassificado do JJR.
14.4 – Não será permitido, nos dias de jogos, entrar na escola com bolas, bicicletas, patins, etc.; se isso ocorrer, o material será guardado pelo DEF.
14.5 – A participação nos jogos deverá ser proporcional para todos os alunos da equipe:
Nos esportes coletivos, o aluno só poderá inscrever-se pela 2ª ou 3ª vez depois que todos que desejarem estiverem participando de 01 ou 02 modalidades.
14.6 – Não será permitido, em nenhuma modalidade, mudança nas inscrições. Os alunos inscritos serão os mesmos até o final do evento. Em caso de contusões ou ausência de jogadores, a equipe não poderá ser completada, pois existem os reservas. Se a equipe estiver incompleta, mesmo com os reservas, respeitar-se-á a regra específica de cada esporte ou a equipe perderá por W X O.
14.7 – Não será permitido, na abertura ou durante o evento, o uso de fogos de artifício, fumaças coloridas ou similares. Em nenhum dos locais de jogos.
14.8 – Os recursos serão aceitos até 24 horas após o ocorrido.
14.9 – Os árbitros escalados não poderão ser recusados pelas equipes.
14.10 – Se ocorrer um segundo W x O, na mesma modalidade, a equipe perderá mais 03 pontos (06 pontos no total) no placar geral e não marcará nenhum ponto pela modalidade.
14.11 – Se algum aluno interromper ou atrapalhar o andamento de algum jogo ou ter atitudes indisciplinadas durante o evento, poderá ser eliminado dos jogos e sua equipe poderá ser penalizada.
14.12 – Se uma partida atrasar o próximo jogo, este se iniciará imediatamente após o término daquela (sem tolerância).
14.13 – No caso de jogos coincidirem por responsabilidade da Comissão Organizadora e/ou arbitragem, haverá tolerância para início de uma das partidas a critério da C. O., podendo uma das partidas ser remarcada.
14.14 – A Comissão Organizadora, quando julgar necessário, se reserva o direito de cancelar uma partida e remarcá-la em outro dia ou horário.
14.15 – Em caso de alguma partida ser realizada com equipes trocadas (erro de súmula, árbitro etc.), esta ficará automaticamente cancelada, não tendo valor o seu resultado. Uma nova partida será marcada.
14.16 – Se alguma equipe interromper ou atrapalhar o andamento de alguma partida cabe ao árbitro registrar o fato e encaminhar à C. O., que avaliará o caso, podendo penalizar a equipe.
14.17 – Se for constatada a presença irregular de algum jogador durante a partida, o resultado será cancelado, a equipe infratora não marcará pontos e a outra receberá os pontos da partida.
14.18 – Todos os alunos poderão vir à escola nos dias dos jogos da sua equipe e também poderão assistir aos jogos das outras turmas. Para garantia da segurança e tranquilidade de todas, as turmas deverão estar acompanhadas do professor padrinho ou professora madrinha.
14.19 – Não será permitido recortar a camisa e nem o uso de roupas decotadas, curtas ou impróprias para a prática de atividade física. Se isso ocorrer, o aluno não poderá jogar com a mesma.
14.20 – Não será permitido o uso de instrumentos sonoros como: apitos, cornetas, entre outros. Caso isso ocorra, o material será recolhido.
14.20.1 – Será permitido o uso de instrumentos percussivos nos ambientes abertos da escola.
14.21 – Não será permitido o uso de spray para tingir o cabelo, nas imediações da escola. Se isso ocorrer, o aluno não poderá jogar.
14.22 – O aluno que infringir quaisquer dos itens: 14.2, 14.3, 14.7, 14.18, 14.19 e 14.20 fica sujeito às punições relatadas acima, e ainda a uma possível perda de pontos da sua equipe, bem como a sanções por parte da Supervisão Pedagógica.
14.23 – As torcidas e os jogadores não poderão provocar e insultar (violência verbal) os participantes e torcidas de outras equipes em nenhuma situação. Estes casos serão analisados pela C. O. e julgados a partir de testemunhas, podendo acarretar a perda de pontos no placar geral para a equipe que tenha cometido a infração.
14.24 – Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora.

Professora: Louane de Macedo Morais
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

sábado, 22 de setembro de 2012

Ibirité é a 63a. cidade com maior taxa de homicídio jovem


Ibirité - MG ocupa a 63a. posição entre os municípios com mais de 10 mil habitantes com taxas elevadas de homicídios entre os jovens segundo os site:

http://www.juventude.gov.br/conjuve/documentos/mapa-da-violencia-2011


Por isso o projeto social "Corpo Cidadão" é muito importante porque é um dos poucos projetos sociais que atende a essa faixa etária ajudando a sair das ruas e dando uma perspectiva de futuro.

Abrace nossa causa:

http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer

http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer

Não deixe o Corpo Cidadão morrer.



Pergunta: Por quê não deixe o Corpo Cidadão morrer?
Resposta: Porque não deixar o Corpo Cidadão morrer é não deixar que crianças e adolescentes morram no município de Ibirité-MG, que é uma das cidades mais violentas do país, onde seus jovens estão morrendo "a rodo"
Pergunta: Não deixar o Corpo Cidadão morrer, fará alguma diferença para a minha vida?
Resposta: Não deixar o Corpo Cidadão morrer, fará uma grande diferença para sua vida, porque você tem o poder de influir na sociedade, de participar de abraçar uma causa importante, de seu útil.
Pergunta: Como não deixar o Corpo Cidadão morrer?
Resposta: Compartilhe, comente, curta apenas a frase:" Não deixe o Corpo Cidadão morrer". E chame seus amigos e conhecidos e parentes para fazer o mesmo: Não deixe o Corpo Cidadão morrer.
Pergunta: isso ajudará a "deixar o Corpo Cidadão morrer, como?
Resposta: Através da visualização e de um número grande de acessos em :Não deixe o Corpo Cidadão morrer. Estaremos dando respaldo ao Corpo Cidadão, que é um grupo de respeito, sério, um dos poucos do Brasil, pertencente ao Grupo de Danças Corpo, terá condições de angariar patrocínio para esse importante projeto social.
Pergunta: Quem patrocinava o Corpo Cidadão antes, que está deixando o Corpo Cidadão morrer, agora?
Resposta: Quem está deixando o Corpo Cidadão morrer, é a Petrobrás que cortou o patrocínio que dava antes.
Pergunta: E agora como fazer para não deixar o Corpo Cidadão morrer?
Resposta: abrace nossa campanha:"Não deixe o Corpo Cidadão morrer, o desafio é a nossa energia.




Não deixe o Corpo Cidadão morrer.

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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